Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2011

Viva a Poliandria! Abaixo a Poliginia!


Eu como defensora do feminismo fico horrorizada ao me deparar com alguns livros ou techos sejam históricos ou não.
Ao longo do tempo são poucas as exaltações da mulher na história,ao contrário, há um intenso androcentrismo em quase todas as vírgulas citadas desde que surgiu vida neste mundinho.
Eu estava relembrando de alguns assuntos que estudei faz alguns anos... E vi a uma passagem que me marcou bastante hoje,pois antes quando eu não tinha muita concepção de mundo, qualquer teoria era descartável para mim.
A passagem se tratava do choque cultural do qual sofreu o europeu ao se deparar com a poligamia do índio brasileiro.Mas o que mais se tornou notório pra mim foi quando ele citou a poliandria.
Sim.. A Poliandria é o oposto da poligamia,ou seja,a mulher tinha total liberdade de ter quantos maridos quisesse e isso não era mal visto pela sociedade indigena.
Os europeus com as suas catequeses e ensinamentos tentaram abolir do consciente indigena essas práticas.
E acho que deu certo... Porque hoje quando uma mulher trai o seu parceiro é julgada como uma espécie desqualificada de qualquer respeito perante a sociedade, já o homem que trai geralmente é exaltado como um grande "macho",o sedutor e irresistivel e muito raramente é julgado como uma prática ruim.
Mas desde que o feminismo foi injetado na sociedade essa visão começou a mudar,claro que de forma demasiadamente lenta,o que me entristece muito.
Antes que eu esqueça a poliginia é praticamente o sinônimo de poligamia.
Se fosse um machista retrogrado escrevendo nesse blogger até imagino como seria este post... Acho que iria começar assim : "Uma falta de vergonha... bla bla bla".

Esses dias não estou com muita paciência para incrementar meus textos,estou aderindo a uma linguagem mais direta e de fácil compreensão. Espero que seja aceitável.

Alicia Matos Öberg.



Abaixo um trecho que vi no site espanhol falando de estudos sobre a poliandria e que essa prática é necessária para salvar espécies em extinção:

"Según últimos estudios es la Poliandria la encargada de evitar la extinción de especies. Que las hembras tengan múltiples parejas, denominado 'Poliandria', se encuentra en la mayoría de especies animales, desde los insectos a los mamíferos. El estudio sugiere que la Poliandria reduce el riesgo de que las poblaciones se extingan debido a generaciones de sólo hembras."

Um comentário:

  1. Tbm apoio!! Td q a mulher faz, é motivo de descaração e os homens, n! Existe uma pequena comunidade no himalaia, o povo Nyinba onde eles praticam a poliandria e dá certo!

    ResponderExcluir